HABILIDADES DE VELOCIDADE:Os jogadores podem criar habilidades de velocidade para seus personagens, porém só se pode criar uma habilidade desse tipo depois de aprender a habilidade de velocidade mais básica de cada raça (Shunpo para Shinigamis, Sonido para Hollows e Hirenkyaku para Quincy). As habilidades de velocidade dos jogadores só podem ser feitas na Grade 1 das Habilidades Especiais. Não podem fazer em grades superiores e nem em Habilidades Básicas.
CONTROLE DA HABILIDADE:O usuário da habilidade pode controlar o dano, caso use uma habilidade que seu máximo seja 200% ele pode usar essa mesma habilidade e apenas usar 175%, 150%, 100%, etc.
ZANPAKUTOU SHINIGAMI:Os shinigamis só podem começar com uma asaushi ou um par delas. Todas as asaushis são espadas japonesas, mas o jogador pode decidir se quer que ela seja uma espada longa ou curta. Ele deve deixar claro na ficha de personagem como é sua zanpakutou na forma selada. No estado de Shikai e Bankai a zanpakutou pode ter a forma que o jogador escolher.
ÁREA DO TÓPICO AINDA EM REVISÃO
Shinigami: As habilidades iniciais (abaixo do Level 20) não podem ter nada a ver com os poderes da Shikai, exceto as que se aprendem no Level 20, sendo que uma deve ser usada obrigatoriamente como a primeira técnica da Shikai e a outra deve ser usada para uma técnica que não esteja relacionada à Shikai. Essas habilidades iniciais também não podem ser habilidades elementais que o permitam manipular, em qualquer escala que seja, elementos como fogo, vento, água, terra, eletricidade, luz, etc. Essas habilidades seriam habilidades simples, com movimentos simples que dariam danos de 50% a 200% acima de um dano normal, seguindo a ordem da Grade.
Hollows: Fazem parte das habilidades básicas que podem ou não seguir com o Hollow durante toda a sua evolução. Evite criar habilidades parecidas com as habilidades básicas de hollow sem antes aprender tais habilidades básicas.
Quincy: Podendo ser manejada dentro das regras Quincy. Essas habilidades podem tanto ser referentes à flechas especiais quanto à gintous. Não pode criar habilidades de arco antes de Level 20. Habilidades de aumento de velocidade de flecha dependem do arco, portanto também não pode ser adquirida antes do Level 20.
Não se pode utilizar habilidade em cima de outra habilidade para se obter um dano maior, mas podem ser usadas habilidades seqüenciais para se obter melhor resultado em um ataque. Ou então, pode-se mesclar as habilidades. Por exemplo, se usar uma habilidade que aumenta seu dano em 2 vezes e depois usar uma habilidade em cima que aumente seu dano em 4 vezes, a mistura das habilidades vai lhe garantir que o dano aumente 6 vezes, não 4 vezes o dano já dobrado.
Habilidades de aumento de Atributo: Pode-se aumentar atributo próprio desde que um atributo seja sacrificado para que outro seja aumentado no mesmo valor. Somente habilidades básicas de raça, como Shikai, Ressurreción, Letzt Stil, etc, podem dar boosts sem esse sacrifício. Porém o maximo a ser aumentando e diminuido é de 35% encima de um atributo. Outra forma de aumentar um atributo é durante o uso da Habilidade, podendo aumentar ate 35%, mais nesse caso haverá um custo extra encima do gasto total, multiplicando o Gasto total por 1.5 (EX: Se Gasto é de 1000 x 1.5 = 1500, então o custo da habilidade vai ser 1500). Lembrando que só se pode mexer em um Atributo, o mesmo para o sacrificio, sacrifica um aumenta um.
Habilidades de longo período: Habilidade que se estenda por mais de um turno deverá ter um gasto extra por cada turno que a mesma se manter ativa. o Custo será o mesmo citado acima, pegando o valor do Gasto e multiplicando por 1.5, isso para um turno a mais, caso seja dois turnos então multiplica-se o gasto total por 2.0, se for três turnos multiplica-seo gasto total por 2.5 e assim por diante, lembrando também que habilidades dure mais de um turno tem que ter penalidade de uso. Mais haverá casos que poderá analizar a habilidade sobre essa penalidade.
Habilidades Refletoras: Cada habilidade refletora feita, deverá ter um gasto extra, para cada 2 de dano causado no inimigo com o refletor 1 deve ser diminuído na Reiatsu, e não pode ultrapassar 25% o refletor. Caso quem criar uma habilidade refletora que receba um dano de 200 poderá refletir 25% no caso 50 de dano, e com isso baixar 25 na sua Reiatsu.